Saiba quais são os tipos de testamentos comuns

Saiba quais são os tipos de testamentos comuns

Por: Cartório Paulista - 20/ 9/ 2022

O testamento é o ato pelo qual o interessado, chamado de testador, expressa sua vontade relativa à disposição de seu patrimônio para depois de sua morte. O documento é fundamental, pois dispensa possíveis conflitos entre os herdeiros pela disputa dos bens.

 

Regras

É importante saber que o Código Civil exige que 50% do patrimônio da pessoa falecida seja distribuído entre os herdeiros necessários (cônjuge/companheiro, filhos e pais). O que significa que apenas a outra metade pode ser livremente definida pelo dono dos bens. 

 

Tipos comuns

Existem alguns tipos de testamentos comuns, cada um deles com uma maneira de execução. Confira a seguir:

  • Testamento público: redigido pelo tabelião de notas na presença do testador e duas testemunhas. Permanece arquivado perpetuamente no livro do cartório;
  • Testamento cerrado: redigido pelo testador e aprovado pelo tabelião perante duas testemunhas. Após a aprovação, o tabelião lacra e cerra o documento e o devolve para o testador;
  • Testamento particular: redigido pelo testador ou pessoa designada por ele perante três testemunhas. Após a morte do testador, deve ser confirmado por um juiz.

Quer saber mais sobre testamento? Fale conosco e saiba mais.

 

 


Deixe seus comentários

Dúvidas, Sugestões sobre a nóticia utilize o formulário.